terça-feira, 5 de junho de 2007

POR QUE VITRINA???

A palavra "vitrina" vem do francês, "vitrine", e significa vidraça através da qual ficam expostos objetos destinados a venda.
Todos os dias, passamos correndo pelas ruas. Eventualmente uma mercadoria exposta em uma vitrine nos faz parar, ou por sua beleza, ou por seu mal gosto. Olhamos, analisamos o produto... Quando a atração é positiva, pesquisamos qualidade e preço. Enfim, se nos agrada, compramos com o dinheiro que conseguimos vendendo nosso tempo.
Tirando todos os aspectos negativos que envolvem a relação de compra e venda, assim como o consumismo exacerbado que atinge nossa sociedade, penso que pensamentos e idéias expostos são como uma vitrine de mercadorias. Algumas idéias ou opiniões nos atraem o suficiente para pararmos. Igualmente, algumas por sua beleza, outras pelo seu mal gosto. Analisamos as idéias, buscamos outras opiniões que as refutam, comparamos esses pensamentos de acordo com seus argumentos. Ao final, a idéia que nos agradou, que nos convenceu a tomar uma posição sobre algum assunto, é aquela que compraremos. Não com dinheiro, não com objetos materiais. Compramos idéias com maturidade. Quanto mais maturidade se tem, de maior qualidade serão as idéias compradas. Eventualmente, enquanto vamos ganhando maturidade por nossas vidas, percebemos que algumas idéias que compramos antigamente não nos servem mais. Não concordamos mais com elas. Isso é evolução. É jogar fora a antiga máquina de escrever e comprar o novo computador. É ter consciência que suas opiniões serão constantemente renovadas, e que isso não se trata de não ter um ideal forte e definido, e sim de sempre estar aberto para receber novas oportunidades de pensamento. É fazer a mente fluir. É não estagnar.
Importante lembrar, também, que a melhor idéia será aquela que, não sendo comprada, foi feita por você. Como um produto feito à mão, pra ninguém mais que você. Até mesmo um produto comprado em loja, se modificado por suas mãos, será específico e especial. Portanto, mesmo se houver idéias que lhe agradem, não deixe de pensar sobre como ela poderia ser melhor, não deixe de modificá-la. O objetivo é conseguir maturidade suficiente para não comprar mais, e sim fazer.
E, se conseguir, não deixe de expor suas idéias.
Transforme-se em vitrine, e expresse-se com as palavras, olhar ou gestos.

6 comentários:

Cikinha disse...

Saleeeeeeeeeeeeeeeeeem..
que emoção! Eu soh a primeira??
Gostei desse texto, dei uma lida meio por cima, porque eu tenho que colocar comida pras ferinhas antes que eu seja degolada! ¬¬'
mas quando voltar, vou ler tudo calmamente tááá!?

xDDD

fotoaki ja eras neah
confesso que nem lembrava dele mais..
rsrsrs

Beijooooos Moça! ^^

Nessa... disse...

Gostei do texto! =)
E espero não ser uma vitrina vazia, ou uma mera revendedora. =D

Como pedido:
www.blvr.blogspot.com

Beijos!! Bom descanso!! =)

Lia disse...

em vez de vitrine prefiro deixar um olho-mágico: a pessoa espia, e se ela gostar, entra muito bem vinda^^
agora vou torcer pra eu sempre parar com a sua vitrine =] essa já me parou, li e gostei. talvez nem sempre vá concordar, mas que seja sempre belo. nem que seja belamente revoltante x)

beijos da colega, de sala e de blog =D

Oh disse...

É...ontem, esboçava o LF, amanhã, jornalista! Você vai longe amiga...
Sei disso, porque você sempre foi uma grande vitrina, de um shopping bem movimentado e muitos sempre admiraram seus produtos.

beijos do tamanho da lua azul
Dani

Lia disse...

saleeeem!
amei seus coments, achei o do "tejo" por acaso, que bela surpresa^^
e muito obrigada, viu? =]
espero que o seu fique melhor que o meu, aliás, é sempre bom ler coisas ótimas!
hauahahahhua

beijos e boa sorte na empreitada de construir uma vitrine fiel e divertida ^^
,-****

ps: concordo com o que disse sobre nomearmos o universo =] e juro que ainda não entendi completamente como algo some quando nomeamos..mas faz sentido para o Ciro, e fez para a nossa querida CHihiro, que, aliás, vc escreveu certo!
hhauhauahu

Salem Zamenaph disse...

CIKA: Sim, és a primeira a comentar! Obrigada!! BEIJÃO!

NESSA: Não, vc não é uma vitrine vazia e nunca vai ser! Ainda venderá inúmeras idéias que vão orgulhar muito sua amiga aqui!!

DANI: É, ainda tenho muitas conquistas, assim como todos... E, cá entre nós, eu CONTINUO esboçando o LF, e acho que vamos terminar no ano de São Nunca...hehehe
TE ADORO, DANI! E precisamos nos ver!!!
BEIJOS!

LIA: Obrigado por comentar! BEIJÃO!